O município de Itabaiana recebeu, nesta semana, dois profissionais especialistas do Ministério da Saúde para realizar o Inquérito Nacional de Incapacidades ocasionadas pela Hanseníase.
O objetivo do Inquérito foi avaliar 08 pacientes de Itabaiana que foram diagnosticados com Hanseníase nos anos de 2017 e 2018. “Após esses anos, depois da cura da Hanseníase, eles precisavam passar por uma avaliação de grau de capacidade física para saber se houveram sequelas. Felizmente, nenhum deles apresentou”, informou a Coordenadora Municipal de Vigilância Epidemiológica, Mislaine Batista.
Elaine Andrade, fisioterapeuta e integrante da Coordenação-Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde, falou da importância da avaliação, “O objetivo deste trabalho é conhecer essa população, conhecer as necessidades do paciente, principalmente depois da alta. E assim, a gente poder entender melhor quais as necessidades de pós-alta, qual tipo de vigilância de pós alta devemos fazer” disse.
A profissional também destacou o trabalho de conscientização dos pacientes “nesta visita também levantamos a importância do autocuidado para que os pacientes possam se cuidar e evitar que apresentem sequelas”, concluiu.
Mapa do Site
Prefeitura Municipal de Itabaiana
Praça Fausto Cardoso, 12
CEP: 49500-223
ouvidoria@itabaiana.se.gov.br
(79) 3431-9701
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00