Quintino de Lacerda: o itabaianense que se tornou o primeiro vereador negro da história do Brasil

20.Nov.2023 , atualizado em 22.Nov.2023

whatsapp-image-2023-11-20-at-08-37-08-2_8ff7bdc85ade03eb5858c79.jpeg

Itabaiana, berço de grandes histórias e personalidades, orgulha-se de ser a terra natal de Quintino de Lacerda, um ex-escravizado que se tornou herói abolicionista e primeiro vereador negro do Brasil. Hoje, dia 20 de novembro, celebramos o dia da Consciência Negra homenageando a sua história e legado na luta contra o racismo e o sistema escravocrata no Brasil.

Segundo o historiador José de Almeida Bispo, Quintino nasceu em 08 de junho de 1839, na região hoje conhecida como povoado Flechas, em Itabaiana. “Ele foi vendido para atuar nos cafezais de São Paulo e em seguida vendido para o Porto de Santos. A partir daí, passou a ser “propriedade” de Antônio Lacerda Santos, com quem criou um grande vínculo. Com essa afeição por seus serviços prestados, Antônio deu a Carta de Alforria - ato pelo qual um proprietário de escravos liberta os seus próprios escravizados”, explicou.

Os seus ideais abolicionistas foram aceitos pela população e Quintino foi eleito vereador e presidente da Câmara de Santos em 1885 (na época, o presidente da Câmara também atuava como uma espécie de administrador da cidade). Ele foi o primeiro negro que alcançou grandes lideranças políticas e também o primeiro vereador negro da história do Brasil.

Chefe do Quilombo do Jabaquara, garantiu abrigo a escravos fugitivos de toda a região do planalto, que em Santos buscavam defesa. Assumiu a função de comandar arriscadas fugas e chefiar os escravos, atingindo o auge de suas ações abolicionistas em 1888.

“Depois desse acontecimento, não me recordo de que uma pessoa com esse perfil  negro de Itabaiana ou mesmo de Sergipe tenha chegado a tanto. É uma medida de justiça incluir Quintino de Lacerda quando se trata de Consciência Negra” finalizou Almeida Bispo.

A memória de Quintino de Lacerda reforça a necessidade da conscientização sobre a importância da representatividade negra na política brasileira. Itabaiana se enche de orgulho ao ver sua história relacionada com a trajetória de Quintino de Lacerda!

20.Nov.2023 , atualizado em 22.Nov.2023