O Tribunal de Justiça concedeu ao município de Itabaiana o selo "Município Amigo da Mulher" em reconhecimento à implementação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), equipamento vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social. A iniciativa destaca-se como um marco na promoção dos direitos da mulher e no combate à violência de gênero.
Denominado Vesta Maria de Góis, uma itabaianense que faleceu vítima do feminicídio em 1976, o CRAM foi inaugurado em junho de 2023 e desde então oferece suporte integral a mulheres em situação de vulnerabilidade, fornecendo assistência jurídica, psicológica e social
Para Emily Santos, coordenadora do CRAM, esse reconhecimento é mais que um selo, é um testemunho do compromisso do município em criar um ambiente seguro e inclusivo para as mulheres. “Esse selo tem um grande peso para a nossa cidade, pois é o reconhecimento do trabalho e compromisso que temos com as mulheres de Itabaiana, visando sempre o melhor para elas. Nós, mulheres, somos maioria na sociedade, e ainda que tentem diminuir o nosso papel, unidas, conquistaremos lugares incríveis”, expressou.
O prefeito Adailton Sousa expressou sua gratidão pela honra e reforçou o comprometimento contínuo com políticas e ações que promovam a igualdade de gênero e combatam a violência contra a mulher. “A conquista do selo ‘Município Amigo da Mulher’ reforça a importância de iniciativas locais na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Esse é o nosso compromisso”, disse Adailton.
A cerimônia de entrega do selo contou com a presença de autoridades locais, membros do tribunal de justiça e representantes da sociedade civil.
Mapa do Site
Prefeitura Municipal de Itabaiana
Praça Fausto Cardoso, 12
CEP: 49500-223
ouvidoria@itabaiana.se.gov.br
(79) 3431-9701
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00