Centro Municipal de Equoterapia Gov. João Alves Filho será inaugurado domingo, dia 18

15.Fev.2024 , atualizado em 19.Fev.2024

whatsapp-image-2024-01-30-at-09-23-28-3_7e260480e039f08b2e8fdf.jpeg

O tão aguardado Centro Municipal de Equoterapia de Itabaiana já está pronto para atuar na melhoria da qualidade de vida de centenas de famílias. O espaço será entregue oficialmente à população no próximo domingo, 18 de fevereiro, às 08h da manhã. O Centro recebe o nome de João Alves Filho, ex-governador de Sergipe por três mandatos.

O investimento total da obra foi de cerca de 2,5 milhões de reais, fruto de transferência especial do município e de emendas parlamentares destinadas pela ex-Senadora da República, Maria do Carmo, e pelo ex-Deputado Federal Valdevan Noventa.

Do sonho à realidade…

O sonho de construir o Centro de Equoterapia surgiu ainda em 2020, quando Adailton Sousa conheceu a realidade de diversos pais de crianças com autismo. “Eu fiquei impressionado com a nossa conversa e senti que essas mães e esses pais precisam de auxílio para os cuidados com os seus filhos. Aquelas histórias me tocaram e prometi que buscaria maneiras de dar estrutura a essas famílias”, relatou Adailton após uma reunião com mais de 60 pessoas.

No início do seu mandato como prefeito, em fevereiro de 2021, Adailton foi a Brasília para conhecer a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE - Brasil). Ele saiu de lá com a certeza de que o seu projeto poderia sair do papel.

Alguns meses depois, em agosto deste mesmo ano, a prefeitura enviou à Câmara Municipal o projeto de lei que permitia ao município a abertura de um Crédito Adicional Especial no valor de $1.039.986,00 para cobrir as despesas da obra. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Já em setembro, o prefeito enviou quatro profissionais da saúde, (fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo e fonoaudiólogo) para passar por uma especialização na ANDE. Hoje, um desses profissionais, o fisioterapeuta Junior Alves, vai coordenar o centro.  “O prefeito se sensibilizou com a causa, montou a equipe e enviou à Brasília para que a gente pudesse se especializar, cada um em sua área, para atender as necessidade do município. O curso foi enriquecedor, esclarecemos dúvidas e vimos na prática como a Equoterapia funciona e pode transformar vidas”, disse Júnior.

profissionais_6231da4eb1bb55f9dac666e.png

Foto arquivo pessoal

Agora, quatro anos após um sonho, Itabaiana vive a realidade de poder contar com um Centro Municipal de Equoterapia com instalações modernas, equipadas e com profissionais altamente capacitados para atender a população. “É um momento histórico e eu só tenho gratidão para expressar. Que esse espaço transforme a vida de muitas famílias e proporcione uma vida melhor para todos”, finalizou Adailton.

adailton_906e79da687494dbf38a73be7a.jpg

Adailton em visita técnica a obra em abril de 2023