ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

Centro Municipal de Equoterapia: espaço de desenvolvimento físico, emocional e social para crianças com deficiência

O espaço está funcionando com sessões nos turnos da manhã e tarde


21.Fev.2024 , atualizado em 26.Fev.2024

whatsapp-image-2024-02-21-at-12-43-31_f8ffc4206bcf554a79e5.jpeg

A Equoterapia tem se mostrado uma ferramenta eficaz no desenvolvimento físico, emocional e social de crianças com deficiência. Em Itabaiana, não tem sido diferente: Inaugurado no último domingo, 18, o Centro Municipal de Equoterapia Governador João Alves Filho está em pleno funcionamento, fornecendo sessões nos turnos manhã e tarde para os primeiros pacientes. 

De acordo com Júnior Alves, coordenador do espaço, atualmente 15 crianças estão recebendo a terapia. “Nós iniciamos com passos curtos para poder criar uma programação e fazer o encaixe de pacientes de forma organizada. Amanhã (quinta-feira), outras 15 crianças passarão por uma avaliação com o médico pediatra para iniciarem as sessões aqui”, explica Júnior. Sobre o cadastro de novas crianças, a previsão é que inicie na próxima semana.

A pequena Maria Valentina realiza sessões de equoterapia há cerca de um ano e já apresentou melhorias muito significativas. “Ela andava com o andador,, mas não tinha equilíbrio e não tinha coragem de soltar o equipamento. Depois que ela começou a fazer o tratamento com a equoterapia, ela soltou o andador e começou a ficar solta, já muito mais equilibrada e independente”, explicou Joseane Conceição, mãe da Maria Valentina. 

Maria Valentina é portadora de uma síndrome chamada “Mielomeningocele”, uma má formação congênita da coluna vertebral do feto que ocorre no início da gravidez. “Quando ela tinha dois aninhos, levei ela ao médico e ele me disse que ela não andaria, que eu deveria comprar uma cadeira de rodas para ela. Depois de muito tratamento, incluindo a equoterapia, ela ganhou independência e hoje tem uma rotina muito mais leve”, finalizou. 

Para facilitar a condução de pacientes e familiares até o centro, que fica localizado no Loteamento Luiz Gonzaga, o espaço dispõe de duas vans para buscar e levar até a sede da Secretaria Municipal de Saúde. 


Informações sobre o centro podem ser tiradas no telefone (79) 9 9892-9704 ou no e-mail equoterapia.itabaiana@gmail.com. 

21.Fev.2024 , atualizado em 26.Fev.2024
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00