ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

Itabaiana contra a Dengue: Secretaria Municipal de saúde alerta população sobre medidas de prevenção e combate

Nesta semana, centenas de agentes comunitários de saúde do município de Itabaiana participaram de um curso de formação sobre ações de prevenção à Dengue.


29.Fev.2024 , atualizado em 04.Mar.2024

032866bc-081a-4bef-a365-109d7b80bf72_c8cfa0b821eafbb3f1d1c81841581.jpg

A Secretaria Municipal de Saúde tem promovido uma série de ações para alertar e conscientizar a população sobre os cuidados de prevenção e combate à Dengue. Nesta semana, centenas de agentes comunitários de saúde do município de Itabaiana participaram de um curso de formação sobre ações de prevenção à Dengue.

O intuito do curso de formação é para que os agentes comunitários de saúde possam transmitir para a população sobre os diversos cuidados de prevenção contra a Dengue, “a nossa preocupação é justamente esse enfrentamento. Atualmente, estamos realizando ações de campanhas educativas, promovendo cursos para os nossos agentes comunitários de saúde. Nossa preocupação é justamente isso: levar informação para as pessoas para que elas tenham consciência, saibam identificar os sintomas e as medidas de prevenção, para que  a gente consiga evitar uma epidemia”, destacou Aline . 

Além deste trabalho, Aline reafirmou sobre a importância do trabalho diário dos agentes de Endemias, “as medidas protetivas são rotineiras. A visita dos agentes de endemias é rotineira. A gente tem feito campanhas educativas com as escolas, também realizamos os trabalhos intersetoriais, como por exemplo com a secretaria de Obras,  realizando mutirão de limpeza”, informou.   

De acordo com o Supervisor Estadual de Endemias, Edvaldo Maciel, o curso tem como objetivo incluir os agentes comunitários de saúde neste combate e intensificar a conscientização da população. “Temos como objetivo da capacitação orientar os moradores, ou seja, prevenir o máximo possível. Temos mais de 200 agentes de saúde que podem se somar aos de Endemias e triplicar as visitas de prevenção da Dengue nas residências”, ressaltou. 

O Médico Erickson de Oliveira esclarece sobre os sintomas da Dengue, “se tratando de dengue, os dias iniciais são semelhantes às demais patologias: a febre alta, a dor de cabeç, alguns pacientes relatam dorzinha atrás dos olhos, o mal estar, vômito e pode ter um pouco de diarréia. É importante se atentar a alguns alertas como sangramentos e vômitos persistentes. A Dengue tem uma particularidade, quando paciente apresenta uma melhora com a febre diminuindo, isso pode ser uma fase crítica da doença. Se tiver algum sinal de alerta, procure atendimento”, aconselhou. 

Dr. Erickson também orienta que os pacientes não devem se automedicar. “Muitas vezes, o paciente vai até à farmácia, não sabe explicar os sintomas e, infelizmente acaba tomando algum anti inflamatório, e aí toma Nimesulida, Ibuprofeno, o famoso Torsilax, Diclofenaco ou toma algum analgésico com Asperina ou Aesse. Todos estes são contra indicados, são proibidos porque podem aumentar a chance de sangramento. Sangramento é tudo o que a gente quer evitar no caso de Dengue”, orientou o médico. 

Ainda segundo Dr. Erickson, Paracetamol e Dipirona são medicamentos seguros e podem ser usados tranquilamente no caso de Dengue. 

 

 

29.Fev.2024 , atualizado em 04.Mar.2024
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00