O município de Itabaiana acaba de dar mais um passo na promoção de uma saúde com mais qualidade para todos com o programa “Mais Vascular”. A iniciativa visa melhorar a qualidade de vida da população acometida por casos mais graves de varizes, reduzindo os riscos de insuficiência venosa crônica, úlcera venosa e até trombose. O programa será lançado oficialmente no dia 18 de março, às 08h, no auditório do Sest Senat, e contará com a presença do Deputado Federal Rodrigo Valadares, autor do projeto que assegura os recursos para o andamento do programa.
Para o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, é mais um programa que chega para beneficiar os itabaianenses. “Fazer o tratamento adequado para varizes é importante, pois sabemos da gravidade que ela pode causar em situações mais avançadas. Esperamos atender um alto número de pacientes em Itabaiana e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, disse Adailton.
O PROGRAMA
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), há prevalência média de varizes em 38% da população, sendo encontrada em 30% dos homens e 45% das mulheres. Ainda de acordo com o estudo, cerca de 3 a 11% das pessoas com varizes podem chegar a estágios mais avançados da doença.
Com este serviço é possível assegurar o cuidado com a Saúde Vascular da população. ”Estaremos com um especialista, neste caso o médico angiologista, fazendo o tratamento esclerosante de varizes por espuma ecoguiada. Isso traz um impacto positivo para quem sofre com varizes, uma vez que desde a primeira sessão já temos resultados como a redução dos sintomas, melhoria da autoestima e elevação da qualidade de vida do paciente”, explicou Breno Rocha, médico angiologista do programa.
COMO PARTICIPAR?
Para participar do programa, o paciente deverá ir até a unidade básica de saúde da sua região para fazer a triagem e o cadastro. Durante o cadastro, as enfermeiras treinadas para o programa irão realizar um questionário para identificar o grau das varizes, anexando relatório e imagens para o médico angiologista analisar. Depois o paciente aguardará uma ligação informando se está apto ou não para receber o tratamento. Após a confirmação, o paciente será submetido às sessões. ,
Todos os postos de saúde, da zona urbana e zona rural, estão aptos para realização do cadastro de pacientes. O mutirão de tratamento acontecerá em abril, em data e local a ser definido.
Serão classificadas para o programa as varizes de grau C2, C3, C4, C5 e C6
SINAIS E SINTOMAS:
Mapa do Site
Prefeitura Municipal de Itabaiana
Praça Fausto Cardoso, 12
CEP: 49500-223
ouvidoria@itabaiana.se.gov.br
(79) 3431-9701
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00