ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

Prefeitura de Itabaiana lança programa “Mais Vascular” para tratamento gratuito de varizes

A iniciativa visa melhorar a qualidade de vida da população acometida por casos mais graves de varizes


01.Mar.2024 , atualizado em 05.Mar.2024

vascular_770d7bbcbb0fa226ad4c0c7.jpeg

O município de Itabaiana acaba de dar mais um passo na promoção de uma saúde com mais qualidade para todos com o programa “Mais Vascular”. A iniciativa visa melhorar a qualidade de vida da população acometida por casos mais graves de varizes, reduzindo os riscos de insuficiência venosa crônica, úlcera venosa e até trombose. O programa será lançado oficialmente no dia 18 de março, às 08h, no auditório do Sest Senat, e contará com a presença do Deputado Federal Rodrigo Valadares, autor do projeto que assegura os recursos para o andamento do programa.

Para o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, é mais um programa que chega para beneficiar os itabaianenses. “Fazer o tratamento adequado para varizes é importante, pois sabemos da gravidade que ela pode causar em situações mais avançadas. Esperamos atender um alto número de pacientes em Itabaiana e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, disse Adailton.

O PROGRAMA

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), há prevalência média de varizes em 38% da população, sendo encontrada em 30% dos homens e 45% das mulheres. Ainda de acordo com o estudo, cerca de 3 a 11% das pessoas com varizes podem chegar a estágios mais avançados da doença.

Com este serviço é possível assegurar o cuidado com a Saúde Vascular da população. ”Estaremos com um especialista, neste caso o médico angiologista, fazendo o tratamento esclerosante de varizes por espuma ecoguiada. Isso traz um impacto positivo para quem sofre com varizes, uma vez que desde a primeira sessão já temos resultados como a redução dos sintomas, melhoria da autoestima e elevação da qualidade de vida do paciente”, explicou Breno Rocha, médico angiologista do programa.

COMO PARTICIPAR? 

Para participar do programa, o paciente deverá ir até a unidade básica de saúde da sua região para fazer a triagem e o cadastro. Durante o cadastro, as enfermeiras treinadas para o programa irão realizar um questionário para identificar o grau das varizes, anexando relatório e imagens para o médico angiologista analisar. Depois o paciente aguardará uma ligação informando se está apto ou não para receber o tratamento. Após a confirmação, o paciente será submetido às sessões. ,

Todos os postos de saúde, da zona urbana e zona rural, estão aptos para realização do cadastro de pacientes. O mutirão de tratamento acontecerá em abril, em data e local a ser definido.


varizess_1ddeec56073d366c7bfac.png

Serão classificadas para o programa as varizes de grau C2, C3, C4, C5 e C6

SINAIS E SINTOMAS:

  • Sensação de peso nos membros inferiores;
  • Pernas cansadas;
  • Dor e edema
  • Perna escurecida
  • Úlcera venosa

 

 

01.Mar.2024 , atualizado em 05.Mar.2024
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00