O município de Itabaiana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, praticamente, dobrou o número de procedimentos de implementação do Dispositivo Intrauterino (DIU) de maneira gratuita.
De acordo com a Secretaria de Saúde, diversos profissionais foram capacitados e estarão atuando na inserção deste método contraceptivo.
Elline Alves, capacitadora e Referência Técnica da saúde da mulher da Atenção primária à saúde da Secretaria de Estado da Saúde, destacou a eficácia do uso do DIU. “Nesta semana, iniciamos em Itabaiana, a capacitação em consultas ginecológicas, com ênfase na inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU). Um método seguro com 99% de eficácia que tem longa duração. Então, a mulher pode usar o método por 10 anos”, ressaltou.
A formadora também citou da importância do DIU para mulheres com comorbidades, “é um método que traz benefícios, principalmente, para as mulheres que fazem tratamento, que são hipertensas, diabéticas ou que possuam outras comorbidades, porque quanto menos o uso de medicação com hormônios, melhor a qualidade de vida delas”, explicou.
A enfermeira Elienay Carvalho participou da capacitação e falou da importância, “eu fiz a parte teórica e estou finalizando a parte prática. Está sendo um grande avanço, principalmente, para as mulheres da minha comunidade Riacho Doce. Agora o DIU está aí gratuito e disponível para as mulheres itabaianenses”, ressaltou Elienay. .
Segundo a Secretaria de Saúde, o curso de capacitação também ocorrerá nas UBS da Terra Dura, Queimadas e no Ambulatório Materno-Infantil (centro).
Mapa do Site
Prefeitura Municipal de Itabaiana
Praça Fausto Cardoso, 12
CEP: 49500-223
ouvidoria@itabaiana.se.gov.br
(79) 3431-9701
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00