Em parceria com o Hospital Santa Isabel, pacientes saem da fila de espera e realizam cirurgia de Histerectomia

A espera durou apenas uma semana após a chegada da parceria com o hospital

10.Mai.2024 , atualizado em 14.Mai.2024

whatsapp-image-2024-05-10-at-11-39-24_166c1e36eb1b5239d5e65b2.jpeg

A Prefeitura de Itabaiana firmou uma parceria com o Hospital Santa Isabel para realização de um mutirão de cirurgias ginecológicas. Na manhã desta quinta-feira, 09, as pacientes que aguardavam pelas cirurgias de Histerectomia já foram encaminhadas ao hospital para passarem pelo procedimento. A espera durou apenas uma semana após a chegada da parceria com o hospital.

“Fiquei feliz e muito aliviada, é uma angústia a menos. Estou há dois anos esperando por essa cirurgia, quase não acreditei quando soube que agora poderia fazer através do município”, disse a paciente Lucilene Sousa.

Para Marilene Santos, isso representa mais um passo em busca da sua saúde. “Mais de um ano esperando essa cirurgia. Eu tinha bastantes sangramentos, tomando medicação forte e era um sofrimento. Fiquei feliz demais ao receber a notícia que faria a cirurgia hoje”, relatou.

Na próxima semana, novas pacientes serão encaminhadas para realização da laqueadura, visando atender à demanda da população local por esse procedimento.

“A nossa intenção é acabar com o sofrimento dessas mulheres trazendo a Maternidade Santa Isabel para perto da gente. Em menos de uma semana, já viabilizamos a cirurgia dessas mulheres que esperaram por muito tempo. Além disso, acompanhamos essas pacientes em seu pós operatório para garantir a elas o máximo de conforto e segurança possível”, disse Adailton Sousa, prefeito de Itabaiana.

O mutirão, que será realizado nas instalações do Hospital Santa Isabel, tem como objetivo oferecer acesso facilitado a essas cirurgias. “São cirurgias como a Histerectomia, para remoção do útero, e de laqueadura, uma espécie de “ligadura” das trompas, utilizado como método contraceptivo. Tudo isso visa ampliar o acesso dessas pacientes a sua saúde ginecológica”, disse a médica Thayse Chagas.

Para o secretário de Saúde José Suelton, a iniciativa representa um esforço conjunto para melhorar a saúde reprodutiva das mulheres de Itabaiana e região. “Além disso, o mutirão contribuirá para a redução das listas de espera e para a oferta de um serviço de saúde mais ágil e acessível para as mulheres”, disse Suelton.

10.Mai.2024 , atualizado em 14.Mai.2024