ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

Centro Municipal de Fisioterapia capacita profissionais para atender demandas da saúde da mulher

O objetivo principal do curso foi preparar os fisioterapeutas para lidar com a crescente demanda de atendimentos relacionados à fisioterapia em saúde da mulher


13.Mai.2024 , atualizado em 17.Mai.2024

whatsapp-image-2024-05-13-at-09-02-49_6029341e73c159293151cf305d.jpeg

No último sábado, 11, o Centro Municipal de Fisioterapia Geraldo Teles promoveu um curso de capacitação voltado para os profissionais com o tema "Incontinência Urinária: o que avaliar e como tratar". O objetivo principal do curso foi preparar os fisioterapeutas para lidar com a crescente demanda de atendimentos relacionados à fisioterapia em saúde da mulher.

O curso foi ministrado pela fisioterapeuta Fernanda Araújo, especialista em Fisioterapia em Saúde da Mulher, além de mestre e doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de Sergipe. “É um tema bastante importante, pois trata-se de um problema que acomete a população há muito tempo, mas que sempre foi negligenciado. Com o aumento dessa demanda, o nosso objetivo é capacitar os profissionais de fisioterapia do município de itabaiana para que eles consigam avaliar adequadamente esses pacientes e tratar de maneira eficaz”, explicou a especialista.

De acordo com Yago Lima, coordenador do Centro, a procura pela fisioterapia em saúde da mulher tem aumentado consideravelmente. “Nós realizamos aproximadamente 700 atendimentos semanais, a maioria ortopédicos e neurológicos, porém, de um tempo para cá, nós temos notado um aumento da demanda em saúde da mulher e por isso resolvemos capacitar os nossos profissionais para que eles atendam essas mulheres da melhor maneira possível”, disse Yago.

Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os diferentes tipos de incontinência urinária, fatores de risco associados, métodos de avaliação clínica e ferramentas de tratamento disponíveis. Além da parte teórica, os participantes também tiveram a chance de aprimorar suas habilidades práticas, onde puderam aprender e praticar técnicas de avaliação específicas e exercícios terapêuticos destinados a fortalecer os músculos do assoalho pélvico e melhorar o controle da bexiga.

whatsapp-image-2024-05-13-at-09-02-50_516797a11d0a5c6c543bdb9c01.jpeg

 

13.Mai.2024 , atualizado em 17.Mai.2024
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00