Autismo: de janeiro à abril, Itabaiana dobrou o número de profissionais em atuação e ampliou a capacidade de atendimento

Ao total, 18 profissionais atuam com o autismo na cidade serrana

17.Mai.2024 , atualizado em 22.Mai.2024

img-5552_1728fc58bb05dba2615cc49bb8ce.jpeg

A prefeitura de Itabaiana tem atuado na promoção da qualidade de vida da pessoa com autismo. Em um balanço realizado pela coordenação de autismo, de janeiro a abril de 2024, o número de profissionais em atuação dobrou, ação que ampliou a capacidade de atendimento no município.

De acordo com os dados, em janeiro Itabaiana contava com 09 profissionais em atendimento presencial, divididos entre psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, além de dois profissionais pelo programa Telenordeste (consultas online).

Com a ampliação dos atendimento para atender às crescentes demandas, desde abril a população já conta com 17 terapeutas, 01 psiquiatra infantil e 01 pediatra, todos presenciais, além de um pediatra pelo Telenordeste.

Além disso, as sessões com psicólogo que antes eram quinzenais agora são semanais e passaram de 30 para 40 minutos. “Os números de diagnóstico da pessoa com autismo tem crescido de maneira acelerada e o município de Itabaiana tem somado esforços para conseguir atender as demandas e poder proporcionar o atendimento de qualidade que a população merece. Já caminhamos bastante, mas o objetivo é ampliar ainda mais”, disse Ana Evelyn, coordenadora do autismo em Itabaiana.

Atualmente o município realiza acompanhamento de 655 atendimentos por semana, mas o objetivo é ampliar com a contratação de novos profissionais e uma nova estruturação da rede com o Centro de Referência em Autismo TEAcolhendo. O espaço vai funcionar na antiga Unidade Básica de Saúde Dr. Lauro Maia, na rua Percílio Andrade, e está em fase de adaptação da estrutura.

17.Mai.2024 , atualizado em 22.Mai.2024