Primeira Olimpíada Itabaianense de Meio Ambiente é um sucesso e recolhe quase 50 toneladas de materiais recicláveis

14.Out.2024 , atualizado em 14.Out.2024

whatsapp-image-2024-10-14-at-08-30-07_7a2bcb6553a2e402b79e2c.jpeg

Chegou ao fim a Primeira Olimpíada Itabaianense de Meio Ambiente, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação e o Consórcio Público do Agreste Central (CPAC). A olimpíada, que mobilizou 10 escolas – 6 da zona rural e 4 da zona urbana –, promoveu uma grande ação de conscientização ambiental, resultando na coleta de 48,3 toneladas de materiais recicláveis, divididos em 241 toneis, o equivalente a 15 caçambas cheias de resíduos.

Na zona urbana, a grande campeã foi a Escola Maria Irene Tavares, no Bairro Bananeiras, com 80 tonéis. “A gente se empenhou e conseguiu envolver toda a comunidade estudantil. O resultado foi surpreendente e eu tenho certeza que os frutos serão colhidos a longo prazo, afinal, foram 80 toneis de lixo que ao invés de serem descartados na ruas, foram destinados para o local correto”, disse Elielza Barreto, diretora da unidade.

“Foi muito bom ter participado e aprendido um pouco mais. Os professores incentivaram a gente a recolher material em casa, na casa dos vizinhos, na rua em que moramos e todo mundo se empenhou junto. Estou feliz que a gente tenha vencido”, disse Alan Marques, aluno do 7º ano.

whatsapp-image-2024-10-14-at-10-59-33_343edbae6e289f19a55f3c1.jpeg

Para Caíque Dantas, representante do CPAC, o resultado da olimpíada foi surpreendente. “Fiquei muito satisfeito quando vi o empenho de todos em participar ativamente da nossa olimpíada. E o que é melhor: educando e conscientizando nossas crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente. Que seja o pontapé inicial de um grande programa de coleta seletiva que está por vir”, disse.

whatsapp-image-2024-10-14-at-08-30-04_63b99a97fba63c4dc84fc67.jpeg

A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Aline Lima, destacou a importância de propagar esse tipo de ação na zona urbana e rural do município. “Essas crianças tendem a crescer e tornarem-se seres humanos mais conscientes, além de levar todo o conhecimento para dentro de casa. Os resultados desse esforço serão colhidos lá na frente, dada a importância de preservar o meio ambiente para essa geração e gerações futuras.

whatsapp-image-2024-10-14-at-08-30-05-1_a8cbf499fc761169f1d94d07b8d.jpeg

A iniciativa foi um marco na educação ambiental do município, envolvendo alunos, professores e a comunidade em um esforço coletivo para cuidar do meio ambiente. Todo o material recolhido foi destinado à Cooperativa de Catadores de Lixo de Itabaiana, onde será reciclado, contribuindo diretamente para a sustentabilidade local e o fortalecimento da economia.

Com o sucesso da edição, a prefeitura irá implementar a olimpíada nas demais escolas e dar início ao processo da coleta seletiva em todo o município.

14.Out.2024 , atualizado em 14.Out.2024