Mais de 1000 atendimentos já foram realizados no horário estendido da UBS do Sítio Porto

Já foram registrados mais de mil atendimentos, sendo 448 com médico e 599 com enfermeiros

17.Out.2024 , atualizado em 17.Out.2024

whatsapp-image-2024-10-17-at-11-26-33_81168e54dfe52a299cb0d86ea6.jpeg

Itabaiana vem colhendo os frutos de uma série de investimentos na saúde pública, com destaque para a ampliação do horário de atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Pereira de Andrade, no Sítio Porto. Desde que o novo horário estendido foi implementado, no final de junho deste ano, mais de mil atendimentos foram realizados apenas nesse período, que vai das 17h às 22h.

A ampliação do horário de funcionamento da UBS foi uma demanda da comunidade local, que enfrentava dificuldades para acessar os serviços de saúde devido à limitação de horários. Com a mudança, a unidade passou a atender também no período da noite, oferecendo consultas médicas, exames e serviços essenciais, facilitando o acesso à saúde principalmente para trabalhadores que não podiam comparecer durante o horário convencional.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o aumento da demanda foi expressivo. Em pouco mais de três meses, foram registrados mais de mil atendimentos, sendo 448 com médico e 599 com enfermeiros, demonstrando a importância da iniciativa. Entre os serviços mais procurados estão consultas com clínicos gerais, atendimento de enfermagem e vacinação.

A comunidade já sente os efeitos positivos da mudança. Para Maria dos Santos, moradora do Sítio Porto, a ampliação foi fundamental para que ela pudesse dar continuidade ao tratamento médico sem perder dias de trabalho. “Antes, era muito difícil conseguir consulta porque o horário não batia com o meu. Agora, posso ir à noite, depois do expediente, e estou muito mais tranquila com meu acompanhamento de saúde”, relatou.

Para o Secretário Municipal de Saúde, José Suelton, essa medida faz parte de um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida da população itabaianense. “Nosso objetivo é garantir que todos os cidadãos tenham acesso à saúde de qualidade, sem precisar se deslocar para grandes centros. A ampliação do horário de atendimento da UBS do Sítio Porto é mais um passo nesse sentido”, destacou Suelton.

Beatriz Santos, que também reside no Sítio Porto, relata que alguns familiares já precisaram de atendimento médico e conseguiram o atendimento na própria UBS. “A gente não precisou ir para o hospital que muitas vezes nem médico tem. Eles foram atendidos aqui e depois deram sequência ao tratamento aqui também, praticamente na esquina de casa”, detalhou.

Além da UBS do Sítio Porto, outras quatro unidades atuam em horário estendido, das 07 até às 19h. São elas: UBS Gilza Maria dos Santos Ribeiro, no Mutirão

UBS Josefa Arinda de Oliveira, no bairro Queimadas

UBS Dr. Ormeil Câmara de Oliveira, no São Cristóvão