
Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Saúde de Itabaiana, por meio dos setores da vigilância epidemiológica e da imunização, recebeu do Ministério da Saúde, em Brasília, a certificação e o selo de boas práticas rumo à eliminação da transmissão vertical de HIV, sífilis e Hepatite B.
De acordo com o Ministério da Saúde, a eliminação da transmissão vertical de HIV, sífilis e Hepatite B está entre as metas de eliminação até 2030. O Brasil integra um grupo de países comprometidos, junto à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e à Organização Mundial da Saúde (OMS), com a eliminação da transmissão vertical de infecções como problema de saúde pública.
A transmissão vertical ocorre quando a mãe infectada transmite a doença para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação. A certificação reconhece que o município atingiu critérios rigorosos no enfrentamento dessas doenças, incluindo a oferta de diagnóstico, tratamento e acompanhamento adequados para gestantes e recém-nascidos.
“Este reconhecimento nacional reforça o compromisso do nosso município com um atendimento humanizado, qualificado e pautado na prevenção. Parabenizo a toda equipe envolvida, por representar Itabaiana com excelência e dedicação”, destacou Genilza Santos, secretária municipal de Saúde. Andréa Tavares, coordenadora da Imunização e Mislaine Batista, coordenadora da Vigilância Epidemiológica representaram as equipes, na cerimônia.
A cerimônia em Brasília reuniu autoridades de saúde de todo o país e reforçou a importância das políticas públicas para a eliminação de doenças transmissíveis.

Mapa do Site
Prefeitura Municipal de Itabaiana
Praça Fausto Cardoso, 12
CEP: 49500-223
ouvidoria@itabaiana.se.gov.br
(79) 3431-9701
Segunda a Sexta-feira das 07:00 às 13:00 horas