ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

Acolhimento, cuidado e desenvolvimento: Centro Municipal de Equoterapia de Itabaiana atende mais de 200 crianças e adolescentes por semana


17.Mar.2026 , atualizado em 17.Mar.2026

whatsapp-image-2026-03-17-at-11-48-18_7f8b6bca0f85d10b837a6261.jpeg

whatsapp-image-2026-03-13-at-10-44-40-1_a06eaf7beb17faf38ad6272.jpeg

 

Inaugurado em 18 de fevereiro de 2024, o Centro Municipal de Equoterapia “Governador João Alves Filho”, situado no Loteamento Luiz Gonzaga, é um espaço de acolhimento, cuidado e transformação de histórias de crianças e adolescentes com deficiência ou necessidades especiais de Itabaiana, que através das terapias com os cavalos, desenvolvem vários benefícios e melhoram a qualidade de vida.

Na unidade, que é mantida pela Secretaria Municipal de Saúde e gerida pelo fisioterapeuta Júnio Alves, aproximadamente 200 crianças e adolescentes são atendidos por semana, pelos profissionais qualificados para desenvolver as terapias, juntamente com os cavalos do Centro, que atualmente conta com 11 baias.

O Centro de Equoterapia tem uma ampla estrutura, segue todos os padrões da Associação Nacional de Equoterapia (ANE), sendo um dos maiores do estado de Sergipe e conta com uma equipe multidisciplinar, pronta para receber e atender as crianças e adolescentes e também, os seus acompanhantes.

Uma das crianças atendidas no Centro é o Joaquim, diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual e paralisia cerebral. Ele tem sete anos de idade e há cerca de dois anos faz equoterapia, semanalmente. Segundo a mãe, foi na unidade o primeiro contato de Joaquim com cavalos e foi justamente lá, que ele desenvolveu o amor pelos animais.

“Desde o primeiro dia, algo muito especial aconteceu, ele nunca teve medo. Foi amor à primeira vista. E desde então, ele sempre fala que quer ser vaqueiro. Hoje, todos os dias ele pede para andar a cavalo. Isso mostra o quanto esse momento é importante, prazeroso e significativo para ele. No início era tudo novo, mas ele se entregou com confiança, e hoje ama cada momento ali”, conta Daniela Alves, mãe de Joaquim.

Ainda segundo ela, mais do que uma terapia, a equoterapia tem sido um caminho de desenvolvimento, alegria e evolução. “É emocionante ver o quanto ele cresceu e o quanto esse contato fez bem para a vida dele. Só tenho gratidão por esse trabalho tão lindo, que transforma vidas”, completou.

17.Mar.2026 , atualizado em 17.Mar.2026
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira das 07:00 às 13:00 horas