ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

Parque Nacional Serra de Itabaiana

24.Abr.2019 , atualizado em 04.Dez.2021

Serra de Itabaiana


O Parque Nacional da Serra de Itabaiana fica às margens da BR 235 e é o principal destino de Sergipe para quem gosta do ecoturismo, de trilhas e banho de cachoeira. Na entrada principal há um pórtico indicando o acesso ao parque. Uma estrada de piçarra conduz o visitante até a primeira atração: o Poço das Moças. Localizado no lado leste da Serra de Itabaiana, sem dúvidas, o poço é um dos locais mais procurados para o relaxamento e contato com a natureza.

É uma unidade de conservação situada, em sua maior parte, no Município de Itabaiana, no Estado de Sergipe, abrangendo ainda áreas dos Municípios circunvizinho de Areia Branca, Laranjeiras, Itaporanga D’Ajuda e Campo do Brito.

Até o ano de 2005, a Serra de Itabaiana era uma Estação Ecológica que abrangia apenas 288,53 (duzentos e oitenta e oito vírgula cinquenta e três) hectares, mas após o Decreto Presidencial de 15 de junho de 2005, que criou o Parque Nacional da Serra de Itabaiana, essa área foi ampliada para 7.998,99 (sete mil, novecentos e noventa e oito reais e noventa e nove) hectares.

O Parque Nacional da Serra de Itabaiana reúne ecossistemas de mata atlântica e de caatinga e é uma rica reserva hídrica com cachoeiras que favorece o ecoturismo. A sua criação se deu com o objetivo básico de preservar os ecossistemas naturais existentes, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de turismo ecológico.

Por meio desse Decreto, coube ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA – a proteção, o controle e a administração do Parque, bem como o assessoramento dos estudantes e dos pesquisadores que se dirigem diariamente ao local, com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos sobre as potencialidades da Serra.

No interior do Parque Nacional, podemos encontrar o conhecido “Poço das Moças”, bem como 06 (seis) trilhas: da Via Sacra, dos Carros, do Caldeirão e do Paredão, do Paredão dos Falcões e do Paredão Vertical, além da Gruta da Serra.

1200px-serra-de-itabaiana-se-brazil_db69fd957382bc313b3f2028.jpg

24.Abr.2019 , atualizado em 04.Dez.2021
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00