São consideradas de alto grau de dificuldade por ter subidas íngremes e por beirar um paredão em determinados trechos, mas que é compensado com a vista das melhores cachoeiras e poções do parque. Geralmente se gasta, em média, 04 (quatro) horas para completar o percurso de subida.
O início da trilha pode ser pelas margens da BR 235, em locais conhecidos como Quatro Água ou pelo povoado Alto do Vento, em Itabaiana.
A cachoeira Grande ou Três Cachoeiras é a primeira parada da Trilha do Caldeirão e uma das primeiras atrações do percurso, sendo a maior e mais alta.
O segundo ponto de parada é o Poço Azul, com um paredão encostado em um poço de aguas cristalinas e de parada obrigatória para o banho. Hoje denominado de Poço Dourado, por ter árvores encobrindo metade do riacho, o que faz com que suas águas nãos mais reflitam o azul. A partir deste ponto, dois caminhos podem ser seguidos: o caminho da Pedra Grande ou o Lajedo (Paredão), os dois convergindo no Poço Preto, que é um enorme paredão de águas escuras e fundas, aptas a contemplação e ao descanso, sendo o terceiro ponto de parada.
Após o Poço Preto, a trilha segue pelos chamados “garguelos”, beirando um paredão, não sendo aconselhado olhar para baixo caso não goste de altura. Logo após, passa-se pelos paredões rochosos com subida íngreme até alcançar o Penhasco dos Falcões e a Pedra da Tartaruga de onde se avistam as aves do Parque dos Falcões sobrevoado rasteiros à região.
Características: trilha curta porém íngreme. Oferece água e sombra.
FOTO: LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA
EQUIPE: DESBRAVADORES DA SERRA
Mapa do Site
Prefeitura Municipal de Itabaiana
Praça Fausto Cardoso, 12
CEP: 49500-223
ouvidoria@itabaiana.se.gov.br
(79) 3431-9701
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00