ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

Povoado Carrilho

01.Dez.2021 , atualizado em 29.Dez.2021


A castanha chegou em Itabaiana há cerca de 50 anos e nesse período acabou mudando a estrutura da comunidade do Povoado Carrilho, onde cerca de 90% das famílias que lá moram tem a castanha como sua principal fonte de renda.

No início, existia um cultivo razoável de cajueiros e na época de safra as pessoas vendiam castanha in natura. Hoje a situação é diferente e o plantio de cajueiro é deficitário, praticamente não existe. Por esta razão, os beneficiários de castanha começaram a trazer a castanha de fora, principalmente da Bahia e do Piauí. Eles compram a carrada do fruto, assam e quebram a castanha, que é revendida para diversos Estados.

Pelo povoado, as casas anunciam a venda do produto, mas é da cooperativa do lugar que sai a maior produção. Por mês, a soma ultrapassa a marca de mais de uma tonelada e meia de castanhas vendidas para todas as regiões do Brasil. As caixas enchem os caminhões das transportadoras que chegam à cooperativa.

Na cidade, a “Casa da Castanha”, que vende o produto, é um sucesso.

A responsável pela associação e pela cooperativa é Maria Cristina da Silva, que começou a trabalhar com a castanha muito cedo para ajudar os pais e os seis irmãos, todos envolvidos no processo. Ela foi a única na família que terminou o ensino médio e quis usar essa oportunidade a favor dos produtores de castanha. Como funcionária pública e presidente da associação dos beneficiadores e vendedores de castanha carrilho, ela contou que todo seu empenho é para melhorar as condições de trabalho da comunidade.

Quase toda castanha beneficiada em Sergipe é produzida em outros Estados. Uma das mudanças, com a chegada da cooperativa foi o fim da dependência dos atravessadores, o que aumentava o custo da atividade. Hoje, juntos, os cooperados conseguem buscar a matéria-prima diretamente da fonte.

01.Dez.2021 , atualizado em 29.Dez.2021
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00