ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

ITABAIANA DEVE CUMPRIR TAC ATÉ FINAL DE DEZEMBRO, MAS PREFEITA RECORRE AO MINISTÉRIO PUBLICO PELA PRORROGAÇÃO


14.Dez.2018

Diz a justiça brasileira que o Termo de Ajustamento de Conduta – TAC- é um procedimento aplicado e orientado para gestores públicos com o objetivo de adequações normativas e regimentais. Em uma linguagem de fácil entendimento, o termo reproduz a síntese de que é preciso aplicar correções em condutas que não atendem a lei ou que seja prejudicial à coletividade dos trabalhadores.

Previsto no § 6° do art. 5° da Lei 7347/85 e no art.14 da Recomendação do CNMP n° 16/10, é praxe do Ministério Público, no âmbito de sua jurisdição , expedir a aplicação, cabendo aos próprios gestores, sejam nas esferas estaduais e municipais, buscarem dentro dos seus respectivos quadros funcionais, como irão se fazer cumprir esse princípio.

Desde o mês de agosto, o município de Itabaiana entrou em estado de observância. Isso ocorreu devido a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta, através do prefeito afastado Valmir de Francisquinho, e que abrange setores da esfera pública municipal.

TAC EM ITABAIANA

De acordo com Priscilla Mendonça, Procuradora do Município de Itabaiana, a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta se deu devido ao grande número de contratos existentes e isso prejudicava a convocação de aprovados no último concurso público, ocorrido em 2015.

“Devido à pressão do Ministério Público, não sei as razões, o prefeito afastado, Valmir de Francisquinho, assinou o TAC e o município de Itabaiana mantinha uma exorbitante quantidade de contratos, principalmente na Educação (Secretaria) e existiam pessoas aprovadas no último concurso público à espera de convocação e o município, mesmo assim, começou a contratar”, disse.

Ainda segundo a Procuradoria Geral do Município, a assinatura do ajuste de conduta atingiu serviços essenciais, a exemplo de obras que dispunham de ações para conservação e limpeza de ruas e avenidas (garis margaridas). A Procuradoria do Município já protocolou, junto a assessoria da prefeita, o pedido de prorrogação para que , pelo menos, possamos manter os serviços essenciais e não ocasionar o colapso, paralisando o município. Estamos no aguardo da decisão do MP. E o pior. Com as exonerações ocasionadas pelo Termo de Ajustamento de Conduta, o município não poderá recontratar por um período de dois anos, isso com a anuência do processo seletivo”, afirmou.

RIGOR DO TAC

Com a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta e o afastamento de Valmir de Francisquinho, coube a prefeita Carminha Mendonça atentar-se as resolutividades impostas pelo Ministério Público e segundo a jurisdição, antes mesmo em optar pelo comprometimento e cumprimento do TAC, existiam alternativas viáveis para que isso não fosse realizado de forma irrestrita.

Caso Carminha Mendonça não cumpra o que foi estabelecido em agosto, o próprio MP incorre na aplicação de multas, tanto em pessoa jurídica (município) quanto em pessoa física (gestor). “A assessoria jurídica de Carminha Mendonça já entrou com pedido e estamos tentando sensibilizar o Ministério Público, para, pelo menos, manter os contratados, pelo menos, até a realização de concurso público e que essas pessoas essenciais para o bom funcionamento do município sejam mantidas”, finalizou Priscilla.

14.Dez.2018
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00